Momento político no Brasil é tema da 12° edição do FOCOM

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Foto: Thiago Gadelha

Na manhã do dia 12 de agosto de 2014, os alunos que fazem arte do NIC ( Núcleo Integrado de Comunicação) realizaram, no Teatro Celina Queiroz, a 12ª edição do FOCOM ( Fórum Integrado de Comunicação). Desta vez, o evento que é marca registrada das atividades letivas, de cada semestre, tratou sobre as eleições deste ano, tendo como tema: “O momento político no Brasil”. Para falar sobre o assunto, o evento contou com as seguintes participações: escritor e publicitário, Ricardo Alcântara; professor de direito eleitoral da UNIFOR, Luciano Bezerra; e teve como mediador o publicitário e coordenador do curso de publicidade e propaganda, Carlos Bittencourt. O evento, que tem sempre em pauta assuntos da atualidade, foi aberto ao público universitário.

De uma forma descontraída, mas sem perder o foco, Ricardo Alcântara, falou sobre sua análise referente ao comportamento político da sociedade brasileira. Ele criticou a forma de agir do povo. O publicitário diz: “Muitas pessoas não sabem nem em quem votar”. Para complementar o comentário do colega de debate, Luciano Bezerra, acrescenta com as seguintes palavras: “a sociedade brasileira não vota no partido e sim no candidato”. Os dois defendem a mesma ideia de parecer ter tido um crescimento no interesse das pessoas sobre política mas, ainda existe um descaso, pois esse comportamento é prejudicial para o crescimento do país.

As campanhas eleitorais têm vivido mudanças em relação à forma de divulgação, isso porque na internet, que é um instrumento livre, sem censura, pode-se encontrar a qualquer hora as divulgações feitas pelos candidatos, além de ser um espaço imediato com feedback dos eleitores. O professor de direito eleitoral da Unifor, relembra que antes as campanhas tinham 30 minutos de duração e eram exibidas no início da tarde ou à noite, mas que, atualmente, elas são exibidas o dia inteiro, com entradas de flashes na televisão ou no rádio. Para ele, “esse ambiente de propaganda liberada, deve ser usado sem abuso e de forma consciente”. Os internautas, em resposta aos candidatos e contagiados com os dias que antecedem à hora de votar, não  poupam as emoções e expressam suas alegrias ou indignações nas redes sociais.  Mesmo com esta mudança, Ricardo Alcântara tenta conscientizar os eleitores universitários presentes, que não viveram a Ditadura Militar. “Antigamente não podíamos confiar nem em nossa família. A sociedade brasileira não ama sua democracia, não valoriza ter nascido e vivido na democracia”. Ressalta o publicitário.

A aluna de jornalismo, Natália Queiroz, acredita que ter assistido ao debate lhe acrescentou muito, pois ajudará na criação do seu trabalho de conclusão de curso, já que tratará sobre política, além de ter aberto os olhos dos eleitores presentes. Já a estudante do mesmo curso, Luciana Sampaio, afirma ter cuidado ao ouvir falar sobre o assunto e que foi assistir para ajudar na escolha de seu voto. “Escuto muitas pessoas falarem sobre política, expressando opiniões de assuntos que elas mesmas não sabem o que dizer. É muito fácil dizer que sou contra isso ou aquilo sem ter embasamento político, por isso não sou de ouvir a todos. Vim hoje porque queria decidir em quem votar. Agora já tenho o meu voto”.

Ao final do FOCOM, questionado pela escolha do tema, o coordenador do curso de jornalismo da Unifor,Wagner Borges, expressa o seu interesse em ajudar no crescimento político dos alunos. “Temos que colaborar com os nossos alunos neste momento tão importante que o país está vivendo. Esse, também, é o papel do educador e nós não iríamos nos isentar disso”. Afirma.

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