Economia da atenção

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Foto: Divulgação

Ter a atenção pode ser o sinônimo do sucesso alcançado e é por isso que empresas brigam por ela. Porém, já tem um tempo, que o comportamento do consumidor tem mudado. Antes as pessoas aceitavam o que viam na televisão e em outros veículos de comunicação, mas hoje isso mudou, pois elas podem e escolhem o que querem ver.

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Foto: Divulgação

Os olhos estão cada vez mais voltados para o bate papo no celular com quem quer falar, no aplicativo que ajuda a melhorar a foto, nas pesquisas de internet, ou no filme que foi escolhido para ser assistido na hora disponível. Em um momento que parece ser “desesperador” para as empresas, elas recorrem a cada brecha que surge. Se a atenção está para o aplicativo de celular, é lá que estará instalada, de alguma forma, uma propaganda de divulgação. Se a moda da vez são os trotes passados pelo WhatsApp, lá estará um, elaborado de forma estrategicamente pensada, para ganhar a simpatia das pessoas e sem que elas saibam, transformando-o em um viral.

O Facebook é um sucesso quando se trata em ter a atenção do outro. Ninguém mais pergunta se a pessoa tem Facebook, rapidamente já vai perguntado qual é. Assim, as empresas também criaram o seu perfil, isso para dialogar de igual com o futuro consumidor. O comportamento das estratégias publicitárias vem mudando tanto que antigamente, gastava-se muito dinheiro com campanhas, contratando estrelas da televisão para falar do seu produto, porém hoje, as empresas recorrem as blogueiras que não são vistas como intocáveis e sim como “gente comum” que usa exatamente o que pode ser utilizado por qualquer um.

O que pode ser observado é que os publicitários estão dançando conforme a música, mas sem braços cruzados e sim atacando de um jeito agressivo, para não perderem a batalha da atenção. Para saber mais sobre economia da atenção, acesse os links:

http://trends.rmacomunicacao.com.br/bid/340696/Como-a-economia-da-atencao-afeta-o-seu-planejamento-de-comunicacao#715484913745

http://imasters.com.br/tecnologia/os-novos-dialogos-na-era-da-economia-da-atencao/

http://estrategistas.com/ascensao-economia-da-atencao/

“A economia da atenção deve ser compreendida como o tempo que um espectador/consumidor dedica a assistir a qualquer tipo de narrativa (por exemplo: um filme, uma telenovela, desenhos animados ou noticiários) em algum meio de comunicação e o modo como pode estar disponível para ser influenciado por alguma mensagem publicitária”. – por: Mafalda Consiglieri Pedroso

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